O medidor de profundidade é o instrumento de medição utilizado para determinar a distância vertical entre um ponto de referência e outro ponto abaixo dele. Ele pode ser utilizado em diversos segmentos da indústria, sendo fundamental para garantir a precisão e qualidade dos produtos fabricados.

Neste conteúdo de blog, listamos as cinco principais utilizações desse instrumento de medição. Acompanhe

1 - Peças e componentes

De forma geral, os medidores de profundidade podem ser usados para medir a profundidade de furos, rebaixos, canais e outras características em peças e componentes. Desta forma, a precisão das dimensões e a conformidade com as especificações técnicas estão garantidas.

2 - Controle de usinagem e perfuração

Na indústria metalúrgica e de usinagem, os medidores de profundidade servem para verificar a profundidade de furos em peças usinadas, garantindo que as operações de perfuração e fresamento sejam realizadas corretamente.

3 - Inspeção de soldas e juntas

Outra situação que os medidores de profundidade podem ser usados é na medição de soldas e juntas em estruturas metálicas, garantindo segurança e integridade estrutural.

4 - Verificação de desgaste em ferramentas de corte

Na indústria de fabricação, o uso dos medidores de profundidade tem a função de verificar o desgaste em brocas, fresas e outras ferramentas de corte. Assim, é possível determinar tempo de vida das ferramentas e quando precisam ser substituídas.

5 - Profundidade para sulcos de pneus

Outro uso é para a medição dos sulcos de pneus, garantindo segurança veicular já que quando estão desgastados, afetam a tração, o que aumenta o risco de acidentes.

Projetos Especiais

A Mitutoyo conta com toda expertise e tecnologia para situações em que os medidores de profundidade existentes no mercado não conseguem resolver os desafios de medição.

Nossa equipe de Engenharia é responsável pelo desenvolvimento de soluções e fabricação de produtos especiais, desde a linha de produção até a interface do usuário e todos os sistemas de medição.

Essa personalização garante ainda mais precisão de medição de profundidade em peças exclusivas, agregando mais vantagem competitiva, produtividade e qualidade na fabricação.

Conte com quem é referência em medição

A Mitutoyo conquistou seu espaço no mercado brasileiro ao longo dos seus 50 anos de existência, consolidando-se como referência no setor de Metrologia Dimensional. Atualmente, conta com mais de cinco mil instrumentos e máquinas e oferece serviços como manutenção, calibração, assistência técnica, cursos e treinamentos.

Toda a linha de produtos da empresa segue conceitos da indústria 4.0, com produção sustentável e tecnológica, reduzindo os danos ambientais e melhorando a produtividade das indústrias.