Mitutoyo Mundial

FUNDADOR - YEHAN NUMATA
Nascido em 12 de abril de 1897, no Templo do Lótus Puro, em Igashi Shiwa, uma pequena vila do oeste japonês, Yehan Numata cresceu cercado pela doutrina budista.

Após os estudos regulares no Japão, ele viajou para os Estados Unidos, para completar sua formação. Em 1925 graduou-se em Economia e Estatística pela Universidade de Berkeley. Retornou ao Japão em 1930 e ingressou para um cargo no Ministério da Fazenda.

Apesar do sucesso profissional, Numata teve a ideia de iniciar sua própria empresa.

Ele queria ganhar dinheiro oferecendo um produto útil à indústria japonesa e que ainda não fosse fabricado no país, algo pequeno e que não precisasse de grandes investimentos. Após considerar muitas alternativas, ele decide pelos micrômetros.

Em 1936 ele se mudou para Kamata, em Tóquio, e nomeou seu laboratório como Mitutoyo Seisakusho. Neste mesmo ano, produziu 17 micrômetros de alta qualidade e, no ano seguinte, iniciaram-se as vendas.

Em sua empresa, Numata conseguiu aliar o aperfeiçoamento técnico da fabricação dos instrumentos de medição com o desenvolvimento da mente humana.

Yehan Numata faleceu aos 97 anos, em 5 de maio de 1994.

ESPÍRITO E FILOSOFIA
A filosofia organizacional compreende um conjunto de valores, princípios e diretrizes que norteiam as relações da empresa. Por meio dessa cultura é possível perceber o espírito que a rege, o que significa a sua essência.

E o espírito da Mitutoyo segue as convicções de seu fundador, Yehan Numata. Segundo sua acepção, um ser humano, para se tornar completo, deve adquirir e combinar as seguintes qualidades: sabedoria, bondade e coragem.

Da mesma forma, o sucesso de um empreendimento apoia-se no conhecimento da trilogia céu, Terra e ser humano. Assim, é preciso combinar os seguintes fatores: providências divinas, recursos naturais e harmonia entre os homens.

Princípios Básicos
  • Um bom ambiente
  • Um bom ser humano
  • Uma boa técnica
Filosofia da Mitutoyo
  • Espírito de Criação
  • Princípios de Gestão
  • Lema Corporativo
  • Preceitos Norteadores
  • Código de Conduta
Origem do Nome
A palavra Mitutoyo pode ser traduzida para o português como “três abundâncias”. E reflete a determinação de seu fundador ao defender uma filosofia baseada nos valores em que acreditava, o conhecido “espírito Mitutoyo”.

MITU/MITSU significa: Três
TOYO significa: Estado de Abundância