LINHA DO TEMPO
Conheça um pouco da história da multinacional japonesa em território brasileiro!
Inauguração da Mitotoyo Brasil
1º de maio de 1974
A inauguração da primeira fábrica da Mitutoyo no Brasil ocorreu em 1º de maio de 1974, no mesmo dia em que é comemorado o Dia do Trabalho no Brasil.
O fundador, Yehan Numata, esteve presente nas solenidades de abertura da unidade fabril, em Suzano, e foi recebido pela população local e colaboradores sob muitos aplausos.
Em seu discurso, ele afirmou:
“A empresa que represento construiu uma planta aqui em seu maravilhoso país e, com isso, será capaz de contribuir, mesmo que com uma pequena parcela,
para o desenvolvimento industrial do Brasil, o que é uma questão de honra pessoal e orgulho para mim.
Asseguro-vos que faremos tudo que estiver em nosso alcance para alcançar os objetivos que estabelecemos aqui.”
DÉCADA DE 70
O começo da fábrica brasileira
As obras para abrigar a fábrica brasileira da Mitutoyo foram iniciadas logo após a aquisição
do terreno com 124.300 metros quadrados na cidade de Suzano, em 1973. A primeira exportação para a América do Norte foi concretizada em 1974. Em um primeiro momento, a planta de Suzano era responsável pela produção de micrômetros, porém, devido à demanda do mercado interno, aos poucos, foi ampliando a gama de instrumentos de medição fabricados no Brasil.
DÉCADA DE 80
Crescimento diante da crise econômica brasileira
A década de 1980 foi marcada por restrições na importação de equipamentos necessários para a fabricação dos produtos Mitutoyo.
Diante disso, a empresa precisou produzir maquinários e ferramentas especializados para a continuidade de suas atividades.
Tal incentivo à fabricação local signi¬cou uma rápida elevação do nível de conhecimento tecnológico entre os colaboradores da empresa.
Nesta década, a Mitutoyo marcou presença nas principais feiras do país.
DÉCADA DE 90
Um compromisso com a qualidade
A demanda por produtos de maior precisão para atender grandes empresas fez com que a Mitutoyo priorizasse a qualidade em seus processos.
A partir deste momento, a empresa recebeu diversas certi¬cações e firmou convênios de cooperação técnica com entidades educacionais e governamentais.
Em 1992, a Mitutoyo obteve a acreditação do Laboratório de Metrologia, tornando-se o primeiro laboratório de uma empresa privada acreditado pela RBC (Rede Brasileira de Calibração).
DÉCADAS DE 2000 E 2010
A relevância no suporte ao cliente
Com maior inserção dos produtos da marca no mercado brasileiro, a necessidade de oferecer serviços de atendimento e pós-vendas tornaram-se essenciais.
Nos anos 2000, a Mitutoyo expandiu muito sua contribuição à sociedade brasileira em relação ao aperfeiçoamento na área de Metrologia Dimensional, com oferecimento de cursos de capacitação e convênios de parceria e cooperação técnica e de transferência de tecnologia
Em outubro de 2020, a Mitutoyo Sul Americana encerra suas atividades fabris seguindo a política global da Mitutoyo Corporation, com o propósito de consolidar a produção no Japão.
DÉCADA DE 2020
Mais inovação tecnológica e conectividade
A evolução do mundo cresceu vertiginosamente na década de 2010 e o conceito de indústria tecnológica passou a ser implementado em todas as subsidiárias da empresa.
O desenvolvimento de tecnologias exclusivas Mitutoyo foram primordiais para inovação e melhoria dos processos, levando mais produtividade e sustentabilidade para dentro das indústrias.
As soluções Mitutoyo contribuem para que a indústria 4.0 identifi¬que mais cedo problemas de qualidade, possibilitando ajustes e minimizando o desperdício de tempo, dinheiro e esforço. Tudo isso aliado a um crescimento sustentável, com adoção de diretrizes que respeitam a economia, a sociedade e o meio ambiente.