O paquímetro é a ferramenta indicada para medições de exatidão em produção de diversos produtos em diferentes segmentos industriais, desde peças mecânicas até componentes eletrônicos. Porém, para que os dados da medição sejam precisos e confiáveis, é preciso calibrar o paquímetro de acordo com os padrões de qualidade de órgãos de metrologia, como o Inmetro.

A calibração é o processo de verificar a precisão de um instrumento de medição em relação a um padrão de referência, o que evitará erros na qualidade dos produtos e processos industriais e é sobre os benefícios de contar com um paquímetro bem calibrado que iremos falar neste conteúdo. Acompanhe!

Quais os tipos de paquímetro que existem?

No mercado, há diversos modelos de paquímetros, seja para medir a distância entre duas superfícies opostas, bem como a profundidade, ressaltos e altura de uma peça. Eles podem ser analógicos ou digitais e a diferença de uso entre os diversos modelos existentes depender da necessidade de cada cliente.

Aqui na Mitutoyo, todos os paquímetros são produzidos nas fábricas do Japão, seguindo os mais avançados conceitos da indústria 4.0 e todos os critérios de qualidade e tecnologia. Desta forma, a inovação e conectividade são diferenciais importantes no momento de escolher o melhor equipamento.

Os modelos analógicos proporcionam a leitura das medições internas e externas diretamente nas escalas superior e inferior do vernier.

Já os paquímetros digitais Absolute podem ser utilizados em condições de chão de fábrica, expostos a líquidos refrigerantes, água, poeira e óleo, pois são a prova d’água. Além disso, os modelos com saída de dados podem ser integrados ao controle estatístico de processo ou com sistemas de controle de medição.

Por que calibrar?

A calibração garante um ajuste correto do paquímetro, minimizando erros de medição e garantindo mais segurança e confiabilidade nos dados mostrados, refletindo diretamente na qualidade de fabricação. Conheça os principais benefícios de calibrar seus paquímetros.

Garantia de exatidão

Utilizar um equipamento calibrado garantirá que as dimensões das peças medidas sejam corretamente avaliadas, precisas e confiáveis.

Conformidade com padrões e normas 

Regulações normativas são obrigatórias em muitos segmentos industriais de produção, portanto, contar com precisão nas medições é estar dentro dos critérios de qualidade.

Evitar erros e desvios

A calibração ajuda a identificar e corrigir erros ou desvios nas medições feitas pelo paquímetro, evitando resultados incorretos que podem levar a desperdícios.

Garantia da qualidade

Todos os processos de fabricação contam com controle de qualidade e as medições precisas vão garantir produtos que atendam todos os requisitos e que sejam aptos para comercialização.

Rastreabilidade

A calibração do paquímetro permite um rastreamentos das medições, sendo especialmente importantes para auditorias.

Como escolher o melhor laboratório de calibração para meu paquímetro?

O importante é contar com uma empresa que presta serviços de calibração com a máxima responsabilidade e que tenha referência no mercado brasileiro. Esse é o caso da Mitutoyo, que conta com uma estrutura totalmente nova, com acreditação pelo CGCRE/ INMETRO e pela Rede Brasileira de Calibração (RBC), atendendo clientes há mais de 50 anos em todo o Brasil.

Localizado em Jundiaí, no estado de São Paulo, o Laboratório da Mitutoyo conta com uma confiável Estrutura Internacional de Rastreabilidade Metrológica em mais de 26 países. Isso garante o cumprimento de padrões rigorosos de qualidade mundial.

Lembre-se de que a calibração deve ser realizada periodicamente para manter a precisão do seu paquímetro.

Mitutoyo é referência em metrologia

A Mitutoyo é referência mundial no setor de Metrologia Dimensional, com mais de cinco mil instrumentos e máquinas de medição. Além disso, a empresa conta com estrutura de serviços de assistência técnica, manutenção e calibração em Laboratório acreditado pela Rede Brasileira de Calibração, a RBC.

Dentre as opções de calibração disponíveis estão: padrões de comprimento, ângulo e dureza; controle dimensional, forma e posição – tanto para instrumentos quanto máquinas de medição.