A Mitutoyo América do Sul está de casa nova. Desde o início do mês de julho, toda a estrutura da organização está funcionando na cidade de Jundiaí, Estado de São Paulo. As solenidades oficiais de inauguração ocorreram nesta quinta-feira (6/7) e marcam o cinquentenário da empresa no Brasil. O evento contou com a presença de autoridades da companhia, do consulado japonês brasileiro e também do município.

A decisão da transferência da sede para Jundiaí prevê maior aproximação comercial e significativa expansão de participação no mercado. De acordo com o diretor presidente, Ken Sasaki, próximos anos visam melhorar a produtividade industrial, a partir de mais conectividade e menor impacto ambiental.

“Uma nova era com rápida inovação tecnológica é a realidade do mundo. O Brasil, conhecido por suas capacidades de manufatura, tem a oportunidade de demonstrar, neste momento, seu potencial de inovação. A Mitutoyo irá contribuir com essas demandas, oferecendo tecnologia de ponta, presente em nossos produtos e serviços. Por isso, estabelecemos filiais em locais estratégicos para atender aos clientes com maior proximidade”, explica Sasaki.

O diretor presidente enfatizou também, em seu discurso de inauguração, o novo momento da organização, com uma atuação voltada ao desenvolvimento industrial e da sociedade brasileira. Sasaki esclarece: “Nosso objetivo é estabelecer intercâmbios comerciais com as empresas, mas também compartilhar nossa avançada tecnologia de metrologia e medição de precisão, que apoia a base das indústrias globais, com escolas técnicas, estudantes universitários e institutos da região”.

Localizado na avenida Mimes, número 25, o edifício conta com 6 mil metros quadrados de área construída em um projeto moderno e tecnológico. Além dos departamentos administrativo e comercial, a nova instalação conta também com um showroom totalmente equipado que apresentará, na prática, as soluções da multinacional japonesa.

Autoridades reforçam importância de instalação da multinacional na cidade

O evento de inauguração, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (6/7), contou com a presença de diversas autoridades, clientes e parceiros de negócio da Mitutoyo. Dentre as ações previstas, ocorreu os discursos, o corte da fita, um tour pela empresa e o plantio de duas árvores de cerejeira, tradicional na cultura japonesa e que simboliza renovação, esperança e felicidade.

Em seu discurso, o prefeito, Luiz Fernando Machado, agradeceu a oportunidade de ter a Mitutoyo contribuindo para o desenvolvimento de Jundiaí. Segundo ele, atualmente, mais de 170 multinacionais estão instaladas no município e isso está ligado diretamente ao incremento nos investimentos. “Somos uma cidade que acredita nos valores da sociedade, na força do trabalho, no cooperativismo e no entendimento do protagonismo das pessoas por seus méritos. E a Mitutoyo reforça esses princípios”, declara.

Já o presidente global da corporação, Yoshiaki Numata, afirma que o marco dos 50 anos da empresa no Brasil deve-se não apenas aos colaboradores, mas também ao suporte de todos os clientes. “A nova sede demonstra um pouco do futuro da Mitutoyo que continuará a desenvolver soluções rápidas e tecnológicas para atender nossos clientes. Agora, em região mais próximas a grande parte das indústrias brasileiras”, reforça.

O cônsul geral do Japão, Kuwana Ryosuke, destacou a importância da presença da multinacional japonesa no Brasil, desde 1973, impulsionando o desenvolvimento das indústrias brasileiras e fortalecendo as relações internacionais entre os dois países. “Para mim, é uma honra participar deste momento e saber que, apesar dos desafios enfrentados ao longo do tempo, a Mitutoyo continuou investindo no Brasil. Que venham novos anos de muita prosperidade”, finaliza.

Capacitação sobre Metrologia movimenta cerca de 250 profissionais

Durante as festividades de inauguração da nova sede da Mitutoyo, cerca de 250 profissionais de diversos segmentos da indústria brasileira participaram dos Seminários de Metrologia Dimensional. O evento, que ocorreu entre 3 e 5 de julho, teve o objetivo de contribuir para a capacitação do mercado, apresentando os benefícios que a medição avançada proporciona em seus processos produtivos.

Conduzido pelo professor André Sousa, estabelecer o alicerce sobre os fundamentos da área metrológica é essencial. “O mercado brasileiro, de forma geral, é muito necessitado de pessoas qualificadas nos fundamentos e na operação das máquinas. Há 18 anos promovo formações junto à Mitutoyo, que se tornou um centro de apoio para a indústria brasileira. No total, foram mais de 2 mil pessoas treinadas de 200 empresas, no Brasil, México, Argentina e Portugal”, ressalta o professor doutor.

Temas como Smart Factory e Inovações em Medição foram abordados e as soluções metrológicas são parte importante nessa modernização fabril. “Costumo dizer que as fábricas inteligentes são fundamentadas em dados e as decisões são tomadas a partir deles. Uma máquina medindo errado está gerando informações falsas que geram decisões equivocadas e perdas”, explica Sousa.

O engenheiro de aplicação, Nelson da Cunha, conta que durante o período da pandemia de Covid-19, a Mitutoyo avançou muito em inovações tecnológicas e a inauguração da nova sede foi a ocasião escolhida para apresentar as soluções ao mercado e fomentar o segmento. “Recebemos empresas muito relevantes de diversos setores, como automotivo, aeroespacial, elétrico e médico. Inclusive, de outros estados do Brasil”, afirma.

O show room de 400 metros quadrados dentro de um polo industrial em ascensão, como o de Jundiaí, possibilita mais interação com o cliente. “À medida que o processo de fabricação do cliente muda, surgem novos desafios para fabricar com qualidade e as nossas soluções tecnológicas contribuem. A indústria avançando seu modo de produzir, nós avançaremos no modo de ajudá-los a controlar a qualidade”, enfatiza Cunha.

Segundo Nayhana Morato, da empresa HellermannTyton, a participação no seminário foi muito importante para sua atuação profissional na área da qualidade. “Foi minha primeira vez em uma formação da Mitutoyo e gostei bastante, principalmente do tema GD&T - Uma visão atual de Toleranciamento Geométrico. Estamos implantando melhorias de qualidade na nossa empresa e os conhecimentos adquiridos vão ajudar a otimizar nossos processos”, diz.

Já para Igor Camargo, da empresa Benteler Campinas, os novos softwares de gerenciamento de dados apresentados pela Mitutoyo foram o destaque dos seminários. “O controle e monitoramento de tudo que é dimensionado, a longo prazo, contribui muito com os processos. Atuo na área da qualidade da indústria automotiva e diariamente lido com questões relacionadas a metrologia. Por isso, registrei ideias que vi potencial de implantação na empresa, com grandes benefícios”, completa. 

Instalação da multinacional em Jundiaí promove geração de empregos

A mudança da sede para a cidade pretende movimentar a economia local com a geração de empregos diretos. Os interessados podem consultar as oportunidades disponíveis e cadastrar seus currículos no site da empresa, na sessão Trabalhe Conosco: https://trabalheconosco.vagas.com.br/mitutoyo.

Além das vagas abertas nas áreas de assistência técnica, engenharia de aplicação, logística e administrativo-comercial, um banco de talentos de profissionais da região está sendo criado para futuras oportunidades.

“Queremos também estender as oportunidades de trabalho para toda a população de Jundiaí, criando uma equipe motivada e preparada para um novo momento da empresa no Brasil”, explica o diretor presidente, Ken Sasaki.

Mitutoyo América do Sul

A Mitutoyo conquistou seu espaço no mercado brasileiro ao longo dos seus 50 anos de existência, consolidando-se como referência no setor de Metrologia Dimensional. Atualmente, conta com mais de 5 mil instrumentos e máquinas e oferece serviços como manutenção, calibração, assistência técnica, cursos e treinamentos.

Toda a linha de produtos da empresa segue conceitos da indústria 4.0, com produção sustentável e tecnológica, reduzindo os danos ambientais e melhorando a produtividade das indústrias.

Destaca-se em seu portifólio os instrumentos manuais, equipamentos, máquinas tridimensionais e softwares de medição 3D e de gerenciamento de dados. Além de estrutura de serviços de assistência técnica, medição de peças e Laboratório acreditado pela Rede Brasileira de Calibração, a RBC.

Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí