Tecnologias Mitutoyo

Coolant Proof
A tecnologia Coolant Proof (à prova d’água) utilizada na Mitutoyo permite que os instrumentos manuais sejam utilizados em ambientes com agressivos, protegendo-os em locais com grande quantidade de poeira, respingos ou jatos diretos de água e óleo. Em alguns casos, é permitida até a imersão completa em 1 metro de água, sem causar danos ao instrumento.
O nível desta proteção é certificado pela TÜV Rheinland, de acordo com a regulamentação das normas IEC (IEC 60529: 2001)
Absolute
Uma tecnologia que, utilizando um tipo de transdutor capacitivo linear, oferece 4 grandes benefícios:
  • Fixar o zero absoluto do instrumento de forma permanente, isto é, toda vez que o instrumento for religado, seu ponto zero será recuperado automaticamente.
  • Efetuar medições comparativas zerando em qualquer ponto da escala, podendo recuperar instantaneamente o zero absoluto quando desejado.
  • Velocidade de contagem praticamente infinita, o que significa o fim dos erros devido a velocidade excessiva de deslocamento do sensor.
  • Prolongar a vida útil da bateria. Uma bateria tipo SR-44, quando em uso normal, pode durar mais de 3 anos.

Sensor Eletromagnético
O uso do sensor eletrostático em instrumentos digitais pode ocasionar problemas de leitura devido à deposição de fluidos refrigerantes e outros tipos de fluidos entre o sensor e a escala de leitura. Isso leva a ineficiência do processo de medição uma vez que periodicamente a escala precisa ser limpa em toda a sua extensão e os resultados de leitura podem ser duvidosos. Em contraste a isso, instrumentos com o sensor eletromagnético provam ser imunes a essas influências trazendo uma maior operabilidade ao sistema de produção. O sensor opera de acordo com o seguinte princípio. Sistema Absolute patenteado pela Mitutoyo
O novo sistema Absolute patenteado pela Mitutoyo trás uma grande revolução a todo o mundo de instrumentos de medição digital. Instrumentos equipados com esse novo sistema podem operar e medir sem a necessidade de recomeçar cada medição do ponto zero. Ao estabelecer o ponto zero referencial o instrumento estará apto a exibir o valor absoluto de medição em qualquer ponto. O que significa em outras palavras: O ponto de origem é estabelecido apenas uma vez - este ponto será automaticamente armazenado pelo instrumento de medição até mesmo após o instrumento ser desligado. Após reativar o instrumento, as medições poderão ser efetuadas em qualquer ponto - sem a necessidade de repetir todo o processo de definição do ponto de origem (zero absoluto). Ou para ser mais simples - o instrumento com o sistema Absolute não conta a sua posição, ele sabe onde está o tempo todo. O instrumento com sistema Absolute não lê o deslocamento em uma secção da medição como um instrumento convencional, ele lê a posição onde ele está. Outra grande vantagem do sistema Absolute é possibilidade de operar em altas velocidades sem que haja erro de leitura no instrumento. Isso garante exatidão, conforto e economia de tempo em todas as medições. A Mitutoyo não apenas desenvolveu e patenteou o sistema Absolute, mas criou uma nova geração de instrumentos de medição mais exatos e confiáveis, essa nova tecnologia pode ser encontrada em modelos de paquímetros, traçadores de altura, relógios comparadores, comparadores de diâmetro externo, medidores de espessura, micrômetros, comparadores eletrônicos e escalas lineares.
Absolute AOS
Sistema de indução eletromagnética permite o uso em condições de chão de fábrica, exposto à líquidos refrigerantes, água, poeira etc.
sem interferir no resultado de medição
IP - Índice de Proteção
A necessidade de contar com recursos de medição ao lado de máquinas de alta produção que geralmente utilizam líquidos refrigerantes proporcionou ao mercado um novo conceito de instrumentos de medição, instrumentos mais resistentes as condições expostas no chão de fabrica e com a mesma qualidade e confiabilidade dos instrumentos utilizados em laboratórios.
Dessa necessidade surgiu uma nova série de instrumentos de medição denominada “ Coolant Proof ”, instrumentos esses que reúnem diversas características, entre as quais a proteção contra a penetração de fluidos de corte ( e, portanto, de água, poeira e óleo) juntamente com a facilidade de operação e velocidade de acionamento fazem dessa serie um grande sucesso. Todos os instrumentos com a característica Coolant Proof são identificados pela marca IP no corpo do instrumento, isso garante que esses instrumentos estão de acordo com a certificação TÜV que avalia essa característica.
As letras IP significam Proteção Internacional (lnternational Protection). Consiste, fundamentalmente, de um sistema de vedação duplo, isto é, proteção contra penetração de poeira (simbolizado pelo primeiro número depois das letras IP) e proteção contra fluídos (simbolizado pelo segundo número depois das letras IP) os níveis de proteção seguem uma ordem crescente onde o nível 0 seria o menor nível, no caso da proteção contra poeira o maior nível a ser alcançado seria o nível 6 (proteção contra entrada de partículas de poeira), já na proteção contra fluídos o maior nível seria o nível 8 (proteção contra submersão) segue abaixo tabela com as referências do sistema IP: Métodos de Avaliação pela TÜV.
Teste para IP 6X O instrumento fica em uma câmara hermeticamente selada onde é inserido um tipo de talco muito fino na ventilação.
Teste para IP X7 O instrumento é imerso em um tanque com água na CNTP, sob a profundidade de 1m durante 30 minutos.
Solar
Devido à necessidade do aproveitamento de fontes de energia alternativa, foi criada a tecnologia solar como fonte de energia. A energia solar é uma excelente alternativa às fontes de energias mais utilizadas, principalmente por ser uma fonte inesgotável de energia, além de ser ecologicamente correta. O processo de transformação de radiação solar em energia elétrica é chamado de Fotovoltaicos. Para que isso seja feito, células solares individuais são combinadas para criar módulos solares. A Tecnologia Solar não é uma tecnologia única e sim um painel de tecnologias. Lida com fenômenos térmicos, elétricos, químicos e outros. Contudo, o que tem se desenvolvido e atingido certo grau de maturidade são as tecnologias que se ocupam da conversão da energia solar em energia térmica e em energia elétrica.
O uso da energia Solar é cada dia mais constante. Empresas internacionais acreditam que em torno de 50 anos, as células solares serão a maior fonte de eletricidade no mundo.
A Mitutoyo se preocupando com o meio ambiente, desenvolveu o paquímetro ecologicamente correto, que dispensa baterias SR44 (que contém óxido de prata), reduz substâncias perigosas além de ser funcional em locais até de baixa luminosidade, características essas que trazem benefícios em prol da natureza.
Além disso, esse instrumento recebe a característica de ser coolant proof, apresentando nível de proteção contra a entrada de fluídos de corte (de água, poeira e óleo) .
Titânio
A Mitutoyo preocupada com a durabilidade de seus instrumentos aplica “nitreto de titânio” em superfícies sujeitas a alto desgaste como as guias de alguns paquímetros, as guias de um paquímetro da Mitutoyo são de aço inoxidável temperado com dureza de 50-55 HRC (aprox. 520 HV), com o revestimento de titânio a dureza é de aproximadamente 2300HV, mais de quatro vezes mais duro e com o coeficiente de atrito muito menor, a durabilidade dos instrumentos pode ser prolongada por vários anos.
Resultado das guias após 1.000.000 de ciclos de abertura do paquímetro:
Guias comuns Desgaste: 4µm
Guias de titânio Desgaste: 0µm
Hoje o titânio é empregado nas guias de alguns paquímetros e nas faces de contato dos micrômetros internos de três contatos e nas suas partes internas sujeitas a maior atrito.
TUV Rheiland
Confirmação independente de cumprimento por TÜV Rheinland.
Todos os produtos com o selo mostrado à esquerda foram aprovados nos testes de Proteção Internacional (IP) realizados pela organização alemã TÜV Rheinland.
Conformidade com a Marca CE
A fim de melhorar a segurança, cada fábrica de uma empresa tem programas para dar cumprimento: às Diretivas de Maquinárias, às diretivas EMC, e às Diretivas de Baixa Tensão. Assim, a conformidade com a marca CE também é atendida. CE significa “Conformidade Europeia”. A marcação CE indica que um produto está em conformidade com os requisitos essenciais da saúde, segurança e legislação de proteção ao meio ambiente.
Atendimento à Diretiva RoHS
A diretiva RoHS * 1 restringe o uso de substâncias químicas na Europa. Alguns equipamentos eletrônicos contendo 6 substâncias específicas (chumbo, cádmio, mercúrio, cromo hexavalente, bifenilos polibromados (PBB) e éter difenil polibromado (PBDE)) sobre as quantidades determinadas na diretiva foram proibidos para venda na Europa desde 01 de julho de 2006 . A diretiva RoHS foi revista em 1 de julho de 2011. Vamos continuar a contribuir para a proteção global do meio ambiente e trabalhar para que todos os nossos produtos estejam em conformidade com a diretiva RoHS. *1 Diretiva RoHS: Diretiva 2011/65 / UE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à restrição do uso de determinadas substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos
Atendimento à Diretiva WEEE
A Diretiva WEEE *2 é uma diretiva que obriga a coleta e reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos de forma apropriada. O objetivo desta diretiva é aumentar a reutilização e reciclagem destes produtos, e procura a execução de projetos ecologicamente corretos. Para diferenciar entre resíduos de equipamentos e resíduos domésticos, um símbolo de uma lixeira com rodas e uma cruz estará marcado no produto. Promovemos projetos ecologicamente corretos em nossos produtos. *2 Diretiva WEEE: a Diretiva 2002/96/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativo aos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos.
Atendimento ao Regulamento REACH
Regulamento REACH *3 é um regulamento sobre registo, avaliação, autorização e restrição de substâncias químicas na Europa, e todos os produtos, tais como substâncias, misturas e produtos moldados (incluindo acessórios e materiais de embalagem) são regulados. Substâncias químicas que cientificamente seja comprovado serem substâncias prejudiciais à saúde humana e do meio ambiente global (uma substância que suscita elevada preocupação (SVHC)) estão proibidas de serem vendidas e a divulgação desta proibição é obrigatória na Europa. Vamos divulgar ativamente informações sobre nossos produtos e providenciar sua substituição se encontrarmos que contêm alguma das substâncias proibidas listadas *3 Regulamento REACH: Regulamento (CE) No. 1907/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo ao Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de Substâncias Químicas.